Dicas infalíveis para você encontrar a vaga dos sonhos.


Descobrindo quem sou e o que estou buscando

Constantemente visito Universidades pelo Brasil conversando com jovens talentos sobre o mundo do trabalho, carreiras e oportunidades de crescimento pessoal. Nessas conversas, uma pergunta sempre surge:

Como conseguir a vaga dos sonhos?

Antes de respondê-la, preciso alertar que a vaga dos sonhos necessariamente não é a vaga perfeita. Isso porque, dentro das empresas sempre lidaremos com situações que não são 100% favoráveis e que nos exigem inteligência emocional e interpessoal.

Pensando em te ajudar nesse percurso, separei algumas dicas infalíveis para que você conquiste a melhor oportunidade para a sua carreira:

1. Invista em autoconhecimento

Uma pesquisa realizada com empresas americanas revelou que uma das competências mais esperadas para um CEO é a do autoconhecimento.

Trabalhar esse tipo de competência no início da carreira te ajudará a encontrar seus pontos fortes, valores, motivações, sonhos e propósitos. Além disso, o autoconhecimento te apoiará para ter clareza sobre que tipo de empresa será a melhor para o seu perfil.

Guto, e como eu posso aumentar o meu autoconhecimento?

Vem comigo!

  • Faça uma lista com os principais acontecimentos da sua vida até o momento e coloque ao lado quais foram os principais aprendizados.
  • Peça feedback para pessoas que te conhecem a respeito de características positivas e negativas da sua personalidade. Ouça com atenção.
  • Observe-se! Faça constantemente o exercício de se observar em diferentes situações e comece e refletir sobre o que você gosta, o que não gosta, como você age quando está bravo, ansioso, feliz, o que te inspira e faz seus olhos brilharem.
  • Encontre seus gatilhos. Cada pessoa explora seu autoconhecimento por caminhos diferentes. Algumas gostam de meditar e exercer habilidades artísticas, outras preferem exercícios físicos. As possibilidades são infinitas, descubra quais são os seus estímulos.
  • Leituras, cursos e processos de coaching podem ajudar muito. Lembre-se: autoconhecimento é uma jornada que não tem fim!

2. Saiba o que está procurando

Se você está procurando um estágio dos sonhos, precisa saber o que significa ter um estágio dos sonhos. :D

Como seria a vaga dos sonhos para você? Faça um exercício de descrição apontando quais são os seus principais motivadores.

Guto, quais são os motivadores mais comuns?

Saca só:

Salário, benefícios, flexibilidade de horários, crescimento rápido, desafios grandes, programas de desenvolvimento estruturados, ambiente inspirador, contato direto com C-Level (CEO, CFO, CSO, entre outros), possibilidade de contratação, autonomia, ufa!

Tenho consciência que todos esses pontos são muito importantes, mas é preciso que você eleja qual a sua ordem de prioridade para tomar a decisão mais consciente.

Após eleger sua ordem de prioridade, avalie como esses motivadores influenciarão sua carreira e seus sonhos. Se você ainda não tem tanta clareza do perfil da empresa e do ambiente que procura, pense como o seu caminho pode ser traçado a partir das características listadas acima.

Tenha em mente que não existe caminho perfeito ou correto para se chegar a algum lugar.

3. Conheça o mercado

Depois de identificar seus principais motivadores é hora de conhecer melhor o mercado. Aqui o desafio é descobrir os perfis das empresas e o que elas têm de pontos positivos e negativos.

Separei alguns passos que vão te ajudar nessa tarefa:

  • Converse com pessoas que trabalham na empresa e no setor que você quer trabalhar, procure na sua rede de contatos ou no Linkedin. Chegue de alguma forma nessas pessoas, solicite um call ou café, faça perguntas claras e relevantes.
  • Pesquise! Leia livros sobre a empresa, reportagens em revistas, jornais e sites, procure palestras do Presidente e dos diretores (no Youtube sempre tem algo) e caso a empresa seja de capital aberto, busque os relatórios de sustentabilidade.
  • Aplique-se nos processos seletivos para saber como é. É comum não passar na primeira tentativa, no entanto continue tentando!

A melhor forma de conhecer uma empresa, de fato, é ter alguma experiência por lá. Algumas organizações têm estágio de férias (Summer Jobs) ou workday. Aqui na Eureca, por exemplo, realizamos o Conexão, Programa que tem como propósito levar jovens únicos para bate-papos inspiradores com grandes líderes.

Eureca Conexao - Vaga do sonhos

Conexão McDonald’s – 2017

No mais, é isso! Não pense que existe uma empresa perfeita. Mesmo ela sendo incrível, existirão alguns pontos de melhoria. Não fique cego de amor e não esqueça de olhar para esses pontos. Isso não é para te desmotivar, é só para te deixar ainda mais seguro sobre suas escolhas.

Em breve lançaremos a parte #2 desse texto com novas dicas de como encontrar a vaga ideal. Fique de olho!

Ah! Existem outros conteúdos que podem te interessar aqui no nosso blog. Dá uma conferida:

http://blogeureca.com/4-atitudes-comeco-de-carreira

http://blogeureca.com/eucast-3-carreiras


Por Augusto Júnior, Head de Parcerias e Projetos Especiais da Eureca

 

Comentários

Comentários