Não existe uma fórmula estática e mágica para viver uma carreira com propósito, mas alguns elementos são fundamentais…


Fotos de Pexels
Artigo por Tiago Vanini


A era do propósito já é uma realidade.

Carreira com Propósito - Eureca Energia Jovem

Atualmente o discurso de viver uma vida com mais propósito tem sido propagado por muitas pessoas, mas acho importante trazer algumas considerações sobre o conceito antes de aprofundar:

  • Não encontraremos uma carreira com propósito a partir de sinais divinos ou mensagens subliminares
  • Viver uma carreira com propósito não nos deixa isentos de problemas, desafios, dificuldades. Apenas nos tornamos mais resilientes ao lidarmos com estas situações.
  • Viver uma carreira com propósito não é para alguns privilegiados. Qualquer pessoa que tenha um nível de consciência mais elevado pode buscar este caminho. É necessário muito comprometimento consigo mesmo e uma dose considerável de autoconhecimento.
  • Quando nos conectamos com nosso propósito as coisas não irão mudar imediatamente. Como em todo processo, o propósito vai sendo aferido à medida que nos colocamos em ação, testamos e aprimoramos.

Depois de desconstruir estes conceitos, vamos a origem da palavra propósito:

Ela se origina do latim proponere e significa “colocar à frente”.  Ou seja, possui uma intenção de ação e é um processo totalmente ativo.

Não existe uma fórmula estática e mágica para viver uma

Carreira com propósito

mas alguns elementos são fundamentais:

Valores

É necessário ter clareza de quais são os seus valores e como eles influenciam em suas escolhas. Uma boa dica aqui é a leitura do livro A Organização Dirigida por Valores, do Richard Barret. Quase uma bíblia sobre o tema.


Leia também: Coragem, ousadia e leveza para realizar (de verdade)


Talentos

É muito importante que você saiba dizer quais são os seus talentos. Segundo o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, quando acessamos e integramos os nossos talentos, entramos em estado de fluxo (energizados, motivados e plenos ao realizar determinadas atividades). Uma boa pergunta para identificar o que nos deixa assim é: Se você tivesse R$ 100.000.000,00 em sua conta bancária e não precisasse mais de dinheiro para viver, qual atividade você escolheria para trabalhar? (por trás desta atividade provavelmente você estará praticando alguns de seus talentos).

História de vida

Um mergulho em sua história de vida pode ser determinante para descobrir interesses genuínos sobre você mesmo. No período da infância algumas  atividades como brincadeiras, matérias preferidas da escola, identificação de papeis nas brincadeiras (era o líder, o mediador, o harmonizador, o restaurador) costumam revelar talentos que eram vivenciados de maneira inconsciente.


Leia também: Onde você vai investir no ano que vem pra dar bom?


Crenças

Nosso sistema de crenças tem um papel primordial sobre o caminho que iremos trilhar. Todos nós temos inúmeras crenças em nosso sistema mental. Basicamente: crenças é tudo aquilo que acreditamos. A função inicial da crença é a proteção, porém existem algumas crenças que limitam o nosso desenvolvimento e podem nos impedir de viver uma vida mais plena.

A descoberta destes elementos com certeza lhe trará mais clareza sobre possíveis escolhas.

Carreira com propósito - Energia Jovem

Mas quero também desmistificar essa certa “cobrança” que passou a ser por viver uma carreira com mais propósito.

O seu propósito está em você, ele não é algo que você busca fora. Requer uma dose avassaladora de autoconhecimento e caso você ainda não o tenha encontrado, “está tudo bem”. Siga em frente, no seu ritmo.

Fecho este artigo com uma frase sensacional que ouvi da Oprah Winfrey em uma entrevista em um canal de televisão:

“Você não precisa saber todos os passos, apenas qual é o próximo”.


Leia também: Na reta final de 2017


Artigo por Tiago Vanini
Guardião de Energia Eureca

Deixe seus comentários e compartilhe! ⬇


Confira as oportunidades abertas na Eureca e comece 2018 com o pé direito! www.oportunidades.eureca.me

Comentários

Comentários